Vamos estudar a parte teórica, onde existe uma certa precariadade da parte dos usuários. É importante conhecer principalmente os modos de cor do Photoshop, para dominarmos os arquivos e trabalharmos com formatos de acordo com nossa necessidade.
Então vamos lá para uma breve introdução sobre os Modos de Cor.
Os modos de cor são modos diferentes de definir as cores, tanto vista em monitores, quanto em uma impressão. O Espectro máximo de cores é chamado de Gamut. Quando um modo de cor é convertido para outro, pode acontecer alguma alteração na imagem, ou mais precisamente nos pixels, e essa alteração é chamada de Fora do Gamut, consequentemente serão alterados e convertidos para as cores mais aproximadas. O maior exemplo é quando vamos converter um arquivo RGB para CMYK. Contudo o Photoshop possui um alarme visual, e mostrar quais pixels estão fora do Gamut. Para visualizar quem está fora do Gamut, no menu View, Gamut Warning.
O Photoshop trabalha com vários modos de cor. Vamos estudar os formatos RGB, CMYK, CIE-LAB, Grayscale, Bitmap, Index Colors e Color Table e Multichannel.
Entenda cada um deles agora:
RGB
Como todos sabem, e pra quem não sabe, RGB é modo de cor luz, ou seja, tudo o que é visto na tela do Monitor, onde são composto por três cores primárias:
R = RED G = GREEN B = BLUE.
Cada canal pode ter uma oscilação de 256 níveis de intensidade (valores referentes ao brilho). O modo de cor RGB também chamado de Modelo Primário Aditivo ou Cumulativo, pois uma cor nele fica mais clara no decorrer de intensidade de mais luzes. Contudo, quando nós aumentamos seu valor de 0 á 255, estamos clareando a cor. Um valor 0 para três canais - (ausência de luz), nos dá o Preto RGB.
Contudo, o RGB é o modelo ideal de cor para qualquer começo de edição de imagens, pois o mesmo nos proporciona um intervalo (Gamut) bastante amplo, e também compatível com a maioria dos formatos de cor.
CMYK
O modo de cor específico para impressão gráfica, pois o CMYK possui os 4 canais de cores, referentes as 4 chapas usadas em impressoras: C = CIANO M = MAGENTA Y = AMARELO K = (Black) PRETO. O CMYK é um modo de cor Substrativo. Ele funciona ao contrário do RGB, pois quanto maior é seu valor aplicado, mais escura fica a cor. Nesse tipo de modelo os valores vão de 0 a 100.
Ele funciona de uma forma similar à nossa percepção ocular de pigmentos. Quando uma determinada luz é projetada em um objeto, ela subtrai um pouco dessa luz e reflete o restante, justamente a cor refletida é a qual o ser humano percebe.
E você deve me perguntar, qual vantagem de trabalhar nesse modo de cor?
A vantagem que você já tem é uma noção exata de como irá sair seu trabalho numa folha de papel, pois você não está mais trabalhando com LUZ feito RGB e sim com cor pigmento.
Qual a desvantagem de trabalhar nesse modo?
Alguns filtros no Photoshop ficam desativados, pois trabalham com cor luz ao contrário do CMYK que trabalha com cor pigmento.
Vai uma dica final:
Existe uma opção no Photoshop onde você pode trabalhar com modo de Cor RGB, mas visualizando seu trabalho em CMYK. Para isso vá no menu View -> Proof Color. Logo você irá perceber uma alteração na cor, justamente pois você sairá de cor luz para pigmento.
LAB COLOR
O modo de cor LAB COLOR foi desenvolvido por uma organização de cor internacional denomidada Comission Internationale dEclairage, com o objetivo de reproduzir todas as cores que o olho humano percebe. Contudo, o LAB é independente de RGB ou CMYK.
O Modo LAB oferece três canais de cores. Um só para luminosidade e outro para dois intervalos de cores, conhecidos pelas iniciais a e b. Pense nele como um RGB com dois canais de brilho. Existe uma desvantagem pois ele não é aconselhado para escolher cores, mas muito recomendando quando se aplicam efeitos e filtros, por incluir um extenso número de cores. É um processo intermediário, pois ao final é necessário convertê-lo para um modo de cor que atenda a saída (RGB ou CMYK).
GRAYSCALE
Como um canal independente e solitário, o Grayscale não apresenta grandes coisas. Mas tenha CUIDADO quando for passar uma imagem colorida no Photoshop pra Grayscale. O Photoshop opta por mais cor ao vermelho que para o azul. Contrariamente, as pessoas acham o azul mais escuro. É o canal obrigatório para transformar uma imagem colorida para uma imagem de apenas uma escala de cor.
BITMAP
Para muitos usuários, o Bitmap está fora de uso, pois o mesmo só pode apresentar duas cores, preto ou branco. Na prática o branco pode se tornar transparente quando importamos uma imagem bitmap em algumas aplicações. Na maioria das vezes esse modo de cor é usado para fins artísticos. Para o uso mais preciso, quando você trabalha com CMYK ou RGB, transforme primeiro em GRAYSCALE e logo em seguida em BITMAP.
INDEX COLOR E COLOR TABLE
Não é necessariamente um modo de cor, e sim um método de listagem de cores para imagens RGB ou Grayscale, que tenham como destino a Web.
MULTICHANNEL
O Multichannel é uma técnica que permite desligar a relação que existe entre os canais, assim o Photoshop permite manipular os canais independentemente, sem relação nem cálculo de cor. Por isso o canal de composição some, deixando os canais livres para serem rearragados, podendo compor o espaço manualmente.
Ex: passar o RGB para CMY (ao converter uma imagem em Multichannel), logo adicionar o Preto manualmente e passar o modo CMYK. O Photoshop recompõe o canal de composição automaticamente. Outra utilidade é de salvar uma imagem em apenas dois tons (DualTone). Após estabelecer as cores Spot (cores especiais, tipo Pantone) ou CMYK, deve passar para Multichannel e salvar como formato PSD (Nativo) como cópia de reserva ou para continuar trabalhando, e PDF para apresentações e DCS 2.0 para imprimir em dispositivos com linguagem PostScript, por exemplo saída para fotolito.
Bem, como na coluna anterior falei sobre os formatos de arquivos, nessa coluna preferi falar sobre os modos de cor. Você pode não usar todos eles, mas serve de conhecimento desse grandioso software de edição de imagens.
Grande abraço!
Fonte: Filipe Melo é formado em Design Gráfico, e atualmente se dedica a trabalhos de Usabilidade e Design de Interfaces Web.contato: contato@fmelo.net
Contudo, o RGB é o modelo ideal de cor para qualquer começo de edição de imagens, pois o mesmo nos proporciona um intervalo (Gamut) bastante amplo, e também compatível com a maioria dos formatos de cor.
CMYK
O modo de cor específico para impressão gráfica, pois o CMYK possui os 4 canais de cores, referentes as 4 chapas usadas em impressoras: C = CIANO M = MAGENTA Y = AMARELO K = (Black) PRETO. O CMYK é um modo de cor Substrativo. Ele funciona ao contrário do RGB, pois quanto maior é seu valor aplicado, mais escura fica a cor. Nesse tipo de modelo os valores vão de 0 a 100.
Ele funciona de uma forma similar à nossa percepção ocular de pigmentos. Quando uma determinada luz é projetada em um objeto, ela subtrai um pouco dessa luz e reflete o restante, justamente a cor refletida é a qual o ser humano percebe.
E você deve me perguntar, qual vantagem de trabalhar nesse modo de cor?
A vantagem que você já tem é uma noção exata de como irá sair seu trabalho numa folha de papel, pois você não está mais trabalhando com LUZ feito RGB e sim com cor pigmento.
Qual a desvantagem de trabalhar nesse modo?
Alguns filtros no Photoshop ficam desativados, pois trabalham com cor luz ao contrário do CMYK que trabalha com cor pigmento.
Vai uma dica final:
Existe uma opção no Photoshop onde você pode trabalhar com modo de Cor RGB, mas visualizando seu trabalho em CMYK. Para isso vá no menu View -> Proof Color. Logo você irá perceber uma alteração na cor, justamente pois você sairá de cor luz para pigmento.
LAB COLOR
O modo de cor LAB COLOR foi desenvolvido por uma organização de cor internacional denomidada Comission Internationale dEclairage, com o objetivo de reproduzir todas as cores que o olho humano percebe. Contudo, o LAB é independente de RGB ou CMYK.
O Modo LAB oferece três canais de cores. Um só para luminosidade e outro para dois intervalos de cores, conhecidos pelas iniciais a e b. Pense nele como um RGB com dois canais de brilho. Existe uma desvantagem pois ele não é aconselhado para escolher cores, mas muito recomendando quando se aplicam efeitos e filtros, por incluir um extenso número de cores. É um processo intermediário, pois ao final é necessário convertê-lo para um modo de cor que atenda a saída (RGB ou CMYK).
GRAYSCALE
Como um canal independente e solitário, o Grayscale não apresenta grandes coisas. Mas tenha CUIDADO quando for passar uma imagem colorida no Photoshop pra Grayscale. O Photoshop opta por mais cor ao vermelho que para o azul. Contrariamente, as pessoas acham o azul mais escuro. É o canal obrigatório para transformar uma imagem colorida para uma imagem de apenas uma escala de cor.
BITMAP
Para muitos usuários, o Bitmap está fora de uso, pois o mesmo só pode apresentar duas cores, preto ou branco. Na prática o branco pode se tornar transparente quando importamos uma imagem bitmap em algumas aplicações. Na maioria das vezes esse modo de cor é usado para fins artísticos. Para o uso mais preciso, quando você trabalha com CMYK ou RGB, transforme primeiro em GRAYSCALE e logo em seguida em BITMAP.
INDEX COLOR E COLOR TABLE
Não é necessariamente um modo de cor, e sim um método de listagem de cores para imagens RGB ou Grayscale, que tenham como destino a Web.
MULTICHANNEL
O Multichannel é uma técnica que permite desligar a relação que existe entre os canais, assim o Photoshop permite manipular os canais independentemente, sem relação nem cálculo de cor. Por isso o canal de composição some, deixando os canais livres para serem rearragados, podendo compor o espaço manualmente.
Ex: passar o RGB para CMY (ao converter uma imagem em Multichannel), logo adicionar o Preto manualmente e passar o modo CMYK. O Photoshop recompõe o canal de composição automaticamente. Outra utilidade é de salvar uma imagem em apenas dois tons (DualTone). Após estabelecer as cores Spot (cores especiais, tipo Pantone) ou CMYK, deve passar para Multichannel e salvar como formato PSD (Nativo) como cópia de reserva ou para continuar trabalhando, e PDF para apresentações e DCS 2.0 para imprimir em dispositivos com linguagem PostScript, por exemplo saída para fotolito.
Bem, como na coluna anterior falei sobre os formatos de arquivos, nessa coluna preferi falar sobre os modos de cor. Você pode não usar todos eles, mas serve de conhecimento desse grandioso software de edição de imagens.
Grande abraço!
Fonte: Filipe Melo é formado em Design Gráfico, e atualmente se dedica a trabalhos de Usabilidade e Design de Interfaces Web.contato: contato@fmelo.net
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